Notícias
 

13/5/2019
Geral
Medicamentos para doentes renais estão em falta
O Globo

Jornalista: Lívia Neder
12/05/19 - Na farmácia municipal que funciona dentro da Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, paciente renal crônico mostra caixas vazias de remédios que estão em falta há mais de dois meses no estoque e que são indispensáveis ao tratamento de quem faz hemodiálise. A reserva de imunossupressores, essenciais a doentes já transplantados, também está zerada. O drama que atinge moradores da cidade se repete em níveis nacional e estadual, já que a distribuição desses medicamentos é feita pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde, que prometem regularizar a situação ainda este mês. Pacientes com insuficiência renal crônica denunciam que remédios essenciais ao tratamento, distribuídos gratuitamente na farmácia do município, estão em falta há mais de dois meses. O estoque dos imunossupressores, indispensáveis a pacientes já transplantados, também está zerado. O drama que atinge moradores da cidade se repete em nível nacional e estadual, já que a distribuição desses remédios é feita pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde. Dentre os medicamentos em falta estão Hemax, Mimpara e Sevelamer. Caros, muitos deles são concedidos aos pacientes somente por decisão judicial. O Mimpara, por exemplo, custa cerca de R$ 1.500. Em tratamento há mais de três anos, o aposentado Leonardo Latgé conta que o drama da falta de medicamentos atinge todos os pacientes da clínica onde faz hemodiálise, no Fonseca. — Está todo mundo sem tomar os medicamentos porque custam muito caro. Vinte e quatro ampolas do Hemax, por exemplo, custam cerca de R$ 500 por mês. Mesmo quem pode pagar um plano de saúde não consegue manter a compra desses medicamentos. Só na clínica em que me trato são mais de 200 pacientes; na cidade, são quatro clínicas que fazem hemodiálise — conta Latgé. Também aposentado, o paciente Leandro Barroso reclama da falta de informações na farmácia municipal:


— Não dão satisfação nem prazo de quando os remédios vão chegar.

Após receber reclamações sobre a falta desses medicamentos, o vereador Bruno Lessa (PSDB) diz que pediu informações à Secretaria municipal de Saúde:

— Por mais que a distribuição dos remédios seja feita pelo governo federal, que precisa restabelecer a entrega com urgência, cabe à prefeitura cobrar do Ministério da Saúde uma solução. Não podemos admitir a falta de remédios. A Fundação Municipal de Saúde de Niterói informa, em nota, que os medicamentos citados são distribuídos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde diretamente à Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro. Portanto, não fazem parte da relação municipal de medicamentos: “A Secretaria municipal de Saúde tem feito solicitações permanentes aos órgãos responsáveis para que seja feita a reposição”. A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde afirma que a próxima remessa dos medicamentos Eritropetina (Hemax), Cinacalcete (Mimpara), Sacarato de Fidróxido Férrico (Noripurum) e Sevelamer tem previsão de entrega para esta terça-feira. A superintendência esclarece que os outros medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde diz que, desde janeiro, mantém esforços para regularizar o abastecimento de medicamentos adquiridos, de forma centralizada, uma vez que muitos processos não foram iniciados a tempo e, por isso, as entregas estão ocorrendo de modo intempestivo. O órgão informou, ainda, que busca junto ao Tribunal de Contas da União autorização para ampliar para cinco anos os contratos de compras de medicamentos de uso contínuo, como imunossupressores:


“Em todo o país, a expectativa é de assinatura dos contratos de compra para regularização de todo o abastecimento de medicamentos ainda no mês de maio. No Rio, está regularizada a distribuição dos medicamentos Infliximabe 10mg/ml, Tacrolimo 1mg, Trastuzumabe 150mg, Micofenolato de Mofetila 500mg, Micofenolato de Sódio, Imatinibe 100 mg e Imatinibe 400 mg. Em relação a Alfaepoetina 4000UI (Hemax), a entrega foi agendada para a última sexta-feira ao almoxarifado estadual do Rio de Janeiro. A regularização da entrega do Sevelamer 800mg acontecerá ainda neste mês. Quanto ao medicamento Cinacalcete, o processo de aquisição está sendo finalizado”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Voltar

 
 
 
 
 

Acesse nosso Twitter

 
 
Patrocinadores e Apoiadores do Encontro ABRASP 2023



Rua Alvorada, 1289 – 10º andar sala 1016 – Edifício Vila Olímpia Prime Office
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Fone: (11) 3044-0781
 
Desenvolvimento: Interpágina