Notícias
 

30/3/2020
Ciencia e Tecnologia
EUA autorizam uso limitado de cloroquina para tratar coronavírus
O Globo

Fonte: Agência AFP
30/03/2020 – 14h47 - A Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta os medicamentos nos Estados Unidos, autorizou, ontem à noite, o uso limitado em caráter de emergência de dois medicamentos utilizados no combate à malária, a cloroquina e a hidroxicloroquina, para tratamento dos casos de coronavírus no país.

Em comunicado publicado em seu site, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos citou a doação de 30 mihões de doses das substâncias pelas gigantes farmacêuticas Buyer e Novartis para o estoque nacional.

Ainda segundo o comunicado, o FDA pode permitir o uso de emergência para facilitar o acesso a substâncias ainda não aprovadas para responder a ameças “químicas, biológicas, ameaças radiológicas e nucleares”. Assim, permitiu que os remédios "fossem distribuídos e prescritos pelos médicos para pacientes adolescentes e adultos hospitalizados com covid-19, de maneira apropriada.

Na semana passada, o presidente Donald Trump disse que os dois medicamentos poderiam ser um "presente de Deus", mas os cientistas alertaram para os perigos de se utilizar medicamentos sem testes comprovados. Vários cientistas, incluindo Anthony Fauci, o principal especialista de doenças infecciosas do país, pediram à população que tenha cautela até que os testes clínicos validem estudos mais minuciosos.

Dois organismos médicos dos Estados Unidos, os Institutos Nacionais de Saúde e a Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado, estão trabalhando em testes clínicos.
Algumas pessoas na comunidade científica temem que o respaldo de Trump aos medicamentos possa gerar uma escassez para os pacientes que necessitam de cloroquina e hidroxicloroquina para tratar doenças como o lúpus e a artrite reumatoide.

Voltar

 
 
 
 
 

Acesse nosso Twitter

 
 
Patrocinadores e Apoiadores do Encontro ABRASP 2023



Rua Alvorada, 1289 – 10º andar sala 1016 – Edifício Vila Olímpia Prime Office
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Fone: (11) 3044-0781
 
Desenvolvimento: Interpágina