Notícias
 

15/3/2021
Economia
Governo define em 4,88% fator que compõe reajuste de preço de remédios
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (15).

Por G1
15/03/2021 07h54 Atualizado há 3 semanas
________________________________________
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) estabeleceu uma variação de 4,88% para um dos fatores que compõem os preços de remédios no Brasil. O índice foi publicado na edição desta segunda-feira (15) do "Diário Oficial da União".
(CORREÇÃO: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a CMED havia autorizado a correção do preço dos medicamentos para o ano de 2021. Na verdade, foi definido apenas um dos fatores que compõem o preço completo. A reportagem foi corrigida às 9h de 16/3/2021)
O fator Y reajusta os preços dos medicamentos com base no impacto preços na indústria farmacêutica em relação aos demais setores da economia. Os preços finais estão sujeitos a um teto, levando em conta a inflação pelo IPCA e outros dois fatores específicos para a indústria.
Em novembro, foi estabelecida a variação do Fator X em 3,29%, que repõe ganhos de produtividade das empresas produtoras de remédios. O Fator Z, de reajuste concorrencial dentro do setor, ainda não foi definido.
A decisão foi tomada pelo Comitê Técnico-Executivo da CMED, órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em reunião no último dia 12. Por meio da entidade, o governo controla o reajuste de preços de medicamentos periodicamente -- estabelecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro.
A composição completa dos preços é definida até 31 de março de cada ano e passa a valer em abril.
Reajuste de 2020
No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um acordo com a indústria farmacêutica para que o reajuste anual de todos os remédios fosse adiado por 60 dias, por conta da crise provocada pela pandemia de coronavírus.
Em junho, a CMED autorizou um aumento nos preços de remédios de até 5,21%.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/15/governo-autoriza-reajuste-de-ate-488percent-em-remedios.ghtml

Voltar

 
 
 
 
 

Acesse nosso Twitter

 
 
Patrocinadores e Apoiadores do Encontro ABRASP 2023



Rua Alvorada, 1289 – 10º andar sala 1016 – Edifício Vila Olímpia Prime Office
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Fone: (11) 3044-0781
 
Desenvolvimento: Interpágina