Notícias
 

30/8/2022
Economia
Vida Saudável traz alternativas para driblar alta dos medicamentos
A Farmácia Popular, programa do Governo Federal, que oferece medicamentos com baixo custo, é apontada como outra opção viável.

30 AGO 2022 Por Lilian Veron 05h17

Buscar alternativas éticas e seguras ao consumidor.
Preocupado com a alta dos medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) tem reforçado a importância do farmacêutico orientar os consumidores, principalmente os usuários de medicamentos contínuos a buscar alternativas éticas e legais para substituição do medicamento, como explica Adam Adami, assessor técnico do CRF-MS, entrevistado do Vida Saudável da Rádio ALEMS.

Adam exemplifica as opções que os consumidores podem encontrar, tais como remédios genéricos ou até mesmo pedir aos médicos alternativas diante do valor ou falta de algum produto. A Farmácia Popular, programa do Governo Federal, que oferece medicamentos com baixo custo, é apontada como outra opção viável.

“O usuário de medicamentos precisa pesquisar em várias farmácias em primeiro lugar, conversar com o médico sobre a possibilidade de manipular esse remédio também é uma opção. A drogaria credenciada ao programa Farmácia Popular vende para qualquer pessoa que tenha uma receita médica e alguns produtos tem baixíssimo custo ou até mesmo são de graça”, explicou Adam.

O farmacêutico também destacou a importância de seguir horários corretos prescritos pelos médicos, ser orientado quanto à necessidade de jejum ou, ao contrário, alimentar-se antes de ingeri-los. Adam também observou que a melhor bebida para tomar comprimidos é água e a pior opção, que nunca deve ser usada é o leite. “O leite tem cálcio, pode se unir com componentes da maioria dos medicamentos e praticamente zerar o efeito”, alerta.

Voltar

 
 
 
 
 

Acesse nosso Twitter

 
 
Patrocinadores e Apoiadores do Encontro ABRASP 2023



Rua Alvorada, 1289 – 10º andar sala 1016 – Edifício Vila Olímpia Prime Office
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Fone: (11) 3044-0781
 
Desenvolvimento: Interpágina